Home Artigos Método mafioso de governar: essa é a peste que temos que combater.

Método mafioso de governar: essa é a peste que temos que combater.

3 min leitura
1
0
29,924

O governo Temer-Aécio (PMDB-PSDB), repetindo o comportamento da quadrilha corrupta petista, tramou no Jaburu todas as estratégias para escapulirem do império da lei e da Justiça.

Todas as vezes que se tenta responsabilizar criminalmente as classes dirigentes feudais pelos seus desmandos e trambiques emerge a peste obscena e obscura (a podridão) das sociedades, dos Estados e das democracias contaminadas pelo método mafioso.

Se não reagirmos firmemente, responsabilizando e faxinando os setores arcaicos, corruptos e deteriorados das classes dirigentes brasileiras (políticas e empresariais), elas acabarão destruindo o Brasil como Édipo (Édipo Rei, da tragédia grega de Sófocles) aniquilou Tebas.

Tebas foi dizimada porque seus cidadãos fecharam os olhos para a tragédia coletiva que se anunciava, porque não soube ou não quis exigir a responsabilidade dos corruptos que a governavam (deixando-os impunes), assumindo a postura conivente com um estilo de vida que menosprezava a legalidade, que ofendia a verdade, que denegria o Estado, que humilhava a cidadania (Lodato e Scarpinato, Il retorno del príncipe).

Tebas foi “morrendo de infinitas mortes”, morrendo com a atuação perversa e contínua das nefastas elites dirigentes, morrendo com a indiferença dos seus cidadãos, que não deram o melhor deles para a conservação da saúde da polis.

Os gregos bem compreenderam que quando a polis (a cidade, o país, a política mafiosa das classes dirigentes) está corrompida (doente), as vidas dos seus habitantes, da economia, das empresas, do crescimento econômico e do desenvolvimento humano também correm risco de morte.

No Brasil do século XXI ainda se vê a mesma cultura degenerada reinante em Tebas, composta de cidadãos desinteressados (idiótes, dizia o linguajar duro dos gregos) e dirigentes moralmente desqualificados, que governam o País de acordo com o método mafioso.

Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

  • Custódio Neto

    SÓ O PARLAMENTARISMO E O VOTO DISTRITAL MISTO PODE SALVAR ESSE PAIS… SÓ ASSIM SALVAMO-NOS DE EXTREMISTAS…

Veja Também

Lula será candidato em 2018?

Me siga também no Facebook: https://www.facebook.com/luizflaviogomesoficial/ …